Nesta semana o Google anunciou o Chromecast, um aparelho que permite, de forma simplificada, o streaming de conteúdo a partir de um tablet, smartphone, desktop ou notebook para a TV, utilizando uma conexão WiFi.

O dispositivo é pequeno e tem o tamanho de um pendrive. Ele deve ser plugado em duas conexões do seu aparelho de TV: HDMI e USB. Caso a entrada da sua TV seja HDMI 1.4, não será necessário usar o adaptador USB. Dentro dele, há uma versão simplificada do Chrome OS que permite que o Chromecast possa ser sincronizado com a sua rede WiFi.

Ao acessar o YouTube pelo celular, você encontrará um novo botão, chamado “Chromecast”. Basta clicar sobre ele para que, automaticamente, sua TV seja ligada e o conteúdo em questão comece a ser exibido. Funcionando em segundo plano no aparelho, você pode continuar usando seu smartphone ou tablet normalmente

Outro fato que contribuiu para o interesse imediato no Chromecast foi o seu preço. Nas lojas norte-americanas ele estará disponível ainda neste mês por US$ 35 (o equivalente a R$ 80, sem impostos). Sem data de venda no Brasil.

Por dentro ele contém: uma placa  Wi-fi/Bluetooth/tuner FM Azure,  Marvell SoC, 2 GB de armazenamento, 512 MB de RAM e um dissipador de calor  presente em alumínio sólido.

A equipe do site ifixit já dissecou o aparelho, confira abaixo:

Especificações e compatibilidades:

  • 1080p HDMI output
  • 2.4 GHz WiFi 802.11 b/g/n
  • 1080P maximum output video resolution
  • USB-powered
  • Compatível com uma variedade de dispositivos, incluindo Android e iOS.

Fonte: iFixit