Jobs alegou que o iPhone 4 possui uma resolução maior do que a retina – isso não está correto:

1. A resolução da retina é em medida angular – é de 50 ciclos pro grau (Cycles Per Degree). Um ciclo é um par de linhas, que são dois pixels, então a resolução angular do olho é de 0,6 minutos arco por pixel (arc minutes per pixel).

2. Por isso, se você segurar um iPhone aos típicos 30cm de distância dos seus olhos, isso resulta em 477 pixels por polegada (ppi). A 20 cm, é de 716 ppi. É preciso segurá-lo a 45cm antes que caia para 318 ppi.

Então o iPhone possui uma resolução significantemente menor do que a retina. Na verdade, ele precisa de uma resolução muito maior que a retina para poder entregar uma imagem que pareça perfeita para o olho humano.

É uma ótima tela, muito provavelmente a melhor tela em produção (e mal posso esperar para testá-la), mas esse é mais um exemplo de exagero das especificações.”

Aí está – alguns cálculos de um expert em telas mostrando que, apesar de o display do iPhone 4 certamente ser excitante e provavelmente representar um passo a frente para os smartphones, as declarações da Apple de alcançar ou superar a resolução da retina humana seriam exageradas.

via MACWorld